Revista Cultural Ligeiro Guarani
http://www.ligeiroguarani.periodikos.com.br/instructions

Revista Cultural Ligeiro Guarani

Instruções e Políticas

Foco e escopo:

Aceitamos colaborações sob a forma de manifestações artístico-literárias dos seguintes gêneros: poema, conto, crônica e composição musical, e artístico-visuais nas categorias: fotografia, fotopoema, desenho, pintura, colagem, ilustração livre e arte digital. 

 

Diretrizes para autores:

Todas as produções artísticas do gênero literário que forem enviadas para avaliação neste periódico, devem ser no idioma português. Todas as produções também possuem uma extensão limite para serem publicadas na revista. Segue o limite máximo de páginas para avaliação e publicação individual de cada um dos gêneros:

1. Artes Literárias:

1.1. Poemas: Até 2 páginas por poema

1.2. Contos: Até 4 páginas por conto

1.3. Crônicas: Até 4 páginas por crônica

1.4. Composições musicais: Até 2 páginas por composição musical

 

1. Artes Visuais:

1.1 Fotografia, fotopoema, desenho, pintura, colagem, ilustração livre e arte digital: Apenas um arquivo por arte visual, sendo que este não pode ultrapassar o tamanho máximo de 10 MB, e, todas as imagens de desenhos, pinturas, colagens e ilustrações devem ser digitilizadas antes do envio para que assim se garanta uma boa qualidade na hora de publicá-la na revista.

 

Sobre as submissões online das produções:

A Revista Cultural Ligeiro Guarani aceita preferencialmente produções artísticas originais e inéditas de qualquer pessoa, porém, também é aceito produções que já tenham sido publicadas em outros veículos de cultura e informação (ex: livros e materiais impressos, exposições culturais, rede sociais, dentre outros). Não será aceito produções publicadas em outras revistas eletrônicas como esta.

As contribuições referentes as artes literárias devem ser escritas em português, com espaçamento simples entre linhas e texto justificado. Não é exigido um formato dos textos e das composições em específico, ficando a critério da pessoa, escolher o melhor formato para apresentar esse tipo de produção.

As produções literárias devem ser submetidas em formato Microsoft World (.doc ou .docx) e ter até 2 MB de tamanho por produção. Já as produções artístico-visuais devem ser submetidas como imagem no formato JPG (de preferência) e ter até 10 MB de tamanho por produção

Para submeter sua produção artística, é preciso enviar para o endereço de e-mail da revista (revistaligeiroguarani@gmail.com), um arquivo contendo sua produção (.doc ou JPG) com seu nome (ou pseudônimo se preferir) identificado no arquivo ou corpo do e-mail, e, caso queira, título da produção. Se preferir, também se pode identificar cidade ou estado onde nasceu ou reside. Será aceito até duas produções artísticas de um mesma pessoa por volume da revista, sendo necessariamente uma arte literária e uma arte visual, caso o mesmo artista envie duas produções de uma mesma categoria, será avaliado e aceito apenas uma. Caso mais de uma pessoa tiver feito parte da produção  da obra, sugere-se indicar os nomes de quem colaborou no anexo do e-mail (não será feito correções de autoria após a publicação do volume da revista).

Lembrando que, é de responsabilidade total de quem assina e envia as produções artísticas submetidas a revista, se responsabilizarem por eventuais plágios que tenham cometido ao enviarem suas obras, entendendo que, a prática do plágio se caracteriza como um crime e deve ser ao máximo evitada. Na hora da revisão das produções artísticas submetidas, os autores e autoras estão concordando ao enviar suas produções, que sejam feitas correções ortográficas por parte do corpo editorial ao ser identificado que o erro ortográfico não foi intencional, visando assim, uma formatação melhor para a publicação da revista, porém, isto não anula o fato que todas as produções devem ser minuciosamente revisadas antes de serem enviadas.  Ao enviar suas produções para a revista, concorda-se também que elas estejam sendo divulgadas tanto no site da revista quanto em outros veículos de comunicação referentes a revista, a exemplo das redes sociais deste periódico. 

 

A respeito da avaliação das produções e publicação:

A avaliação das obras é feita por pelo menos duas pessoas do corpo editorial, que avaliam e entram num consenso entre si sobre a aprovação da obra para publicação, caso essas pessoas que avaliaram não cheguem a um consenso sobre a publicação da produção, esta é repassada para uma terceira que também faz parte do corpo editorial da revista. É importante frisar que todas as produções que apresentem discurso com cunho de crime de ódio ou ofensas direcionadas a alguém ou um grupo específico, serão rejeitadas.

O corpo editorial vai buscar priorizar para efetivar a aprovação da produção, os seguintes aspectos: linguagem textual apresentada no texto, criatividade em termos de conteúdo e linguagem, profundidade e originalidade da produção

Publicando seus volumes de maneira trimestral, o corpo editorial se compromete em dar resposta sobre o recebimento da submissão pelo menos uma semana antes da data de publicação do volume da revista. Não é cobrado nenhum valor para submissão, avaliação e publicação das produções artísticas.


ligeiroguarani

Share this page
Page Sections