Revista Cultural Ligeiro Guarani
http://www.ligeiroguarani.periodikos.com.br/instructions

Revista Cultural Ligeiro Guarani

Instruções e Políticas

Foco e escopo:

Aceitamos colaborações sob a forma de manifestações artístico-literárias (poemas, contos, crônicas, ensaio literários, resenhas críticas,composições musicais e textos livres) e artístico-visuais (fotografias, desenhos, colagens e fotopoemas). Em relação as resenhas críticas e textos livres, essas podem abordar diversos aspectos, desde falar sobre movimentos artísticos ou manifestações culturais, como por exemplo: literatura, história da arte e arte contemporânea, até retratos e reflexões sobre si mesmo, o mundo ou alguma coisa.

 

Diretrizes para autores:

Todas as produções artísticas do gênero literário que forem enviadas para este periódico, devem ser no idioma português. Todas as produções também possuem uma extensão limite para serem publicadas na revista. Segue o limite máximo de páginas para aceite e publicação individual de cada um dos gêneros:

1. Artes Literárias:

1.1. Poemas: Até 4 páginas.

1.2. Contos: Até 6 páginas.

1.3. Crônicas e Resenhas: Até 4 páginas.

1.4. Ensaios Literários e Textos Livres: Até 6 páginas.

1.5. Composições musicais: Até 4 páginas por composição.

 

1. Artes Visuais:

1.1 Fotografias, Colagens, Fotopoemas, Desenhos e Pinturas: Um arquivo em formato de imagem para cada produção desse gênero.

 

Sobre as submissões online das produções:

A Revista Cultural Ligeiro Guarani aceita preferencialmente produções artísticas originais e inéditas de qualquer pessoa, porém, também é aceito produções que já tenham sido publicadas em outros veículos de cultura e informação (ex: livros e materiais impressos, exposições culturais, rede sociais, dentre outros). Não será aceito produções publicadas em outras revistas eletrônicas como esta.

As contribuições referentes as artes literárias devem ser preferencialmentes escritas em português, com espaçamento simples entre linhas e texto justificado. Não é exigido um formato dos textos e das composições específico, ficando a critério do autor, escolher o melhor formato para apresentar sua produção.

As produções literárias devem ser submetidas em formato Microsoft World (.doc ou .docx) e ter até 2 MB de tamanho. Já as produções artístico visuais devem ser submetidas como imagem no formato JPG (de preferência) e ter até 10 MB de tamanho

Para submeter sua produção artística, é preciso enviar para o endereço de e-mail da revista (revistaligeiroguarani@gmail.com), um arquivo contendo sua produção (.doc ou JPG) com seu nome (ou pseudônimo se preferir) identificado no arquivo ou corpo do e-mail, e, caso queira, título da produção. Se preferir, o autor(a) também pode identificar o estado onde nasceu e/ou sua instituição de ensino que é vinculado. Será aceito até quatro produções artísticas de um mesmo autor(a) por volume da revista e cada produção só poderá conter um único autor(a), exceto, resenhas, contos e composições musicais (essas podem conter até dois autores).

Lembrando que, é de responsabilidade total dos autores das produções artísticas submetidas a revista, se responsabilizarem por eventuais plágios que tenham cometido ao enviarem suas obras, entendendo que, a prática do plágio se caracteriza como um crime e deve ser ao máximo evitada. Ao enviar suas produções para a revista, você também concorda que elas estejam sendo divulgadas tanto no site da revista quanto em outros veículos de comunicação referentes a revista, a exemplo das redes sociais deste periódico.

 

A respeito da avaliação das produções e publicação:

A avaliação das obras é feita por pelo menos dois membros da equipe editorial, que avaliam e entram num consenso entre si sobre a aprovação da obra para publicação, caso esses dois avaliadores não cheguem a um consenso sobre a publicação da produção, esta é repassada para um terceiro avaliador que faz parte da equipe editorial da revista. É importante frisar que todas as produções que apresentem discurso com cunho de crime de ódio ou ofensas direcionadas a alguém ou um grupo específico, serão rejeitadas.

Os avaliadores vão buscar priorizar para efetivar a aprovação da produção, os seguintes aspectos: linguagem textual apresentada no texto, criatividade do autor(a) em termos de conteúdo e linguagem, profundidade e originalidade da produção

Publicando seus volumes de maneira bimestral, a equipe editorial se compromete em dar resposta sobre o recebimento da submissão em até um mês após o envio do autor(a), e parecer final sobre a avaliação da sua produção, pelo menos seis semanas antes da data de publicação do volume da revista, dando assim tempo para caso o autor(a) queira refazer sua produção ou submeter outras produções para esse volume da revista em questão. Não é cobrado nenhum valor para submissão, avaliação e publicação das produções.


ligeiroguarani

Share this page
Page Sections